Por Joélen Cavinato com revisão de Aline Merladete
Muito próxima do fim, a operação de semeadura avançou 4,1 pontos percentuais na última semana, em Mato Grosso do Sul, ultrapassando 3,7 milhões de hectares. Em relação ao mesmo período da safra anterior, a área já plantada está com atraso de 3,4 p.p., porém, as lavouras apresentam melhores condições de desenvolvimento.
De acordo com o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio – Siga MS, a região mais adiantada é o sul, com média de 98% de área semeada, enquanto a região central e o norte estão com cerca de 95% cada. O estádio fenológico varia conforme a região, indo de VE à R1, e até o momento, não há ocorrência significativa de insetos-praga ou plantas invasoras.
Quanto às condições climáticas para este fim de operação, o Sistema de Previsão Global (GFS) indica que até o dia sete de dezembro há previsão de acumulados de chuva acima de 50 milímetros, principalmente para a região norte.
As informações integram o Boletim da Agricultura da Casa Rural, produzido pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado.
Fonte: Agrolink