O trigo é um dos cereais mais antigos do mundo, por ser um alimento nutritivo deve ser consumido principalmente em sua forma integral. O grão é rico em vitaminas e minerais essenciais para a vida humana, como as vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e magnésio. Ele está presente no pão de cada dia, em massas, biscoitos, entre tantos outros alimentos que levam o cereal na receita.
Entre os benefícios podemos destacar o gérmen de trigo, fonte de vitaminas E e B1. Além de auxiliar no combate aos radicais livres, contribui para o funcionamento do sistema circulatório. O gérmen é a parte mais nobre do grão de trigo – é o seu embrião, de onde a nova planta começa a brotar. Na alimentação infantil, o gérmen ajuda no desenvolvimento, levando para o organismo da criança elementos nutritivos e imunidade, protegendo-o contra doenças.
Já o farelo de trigo, também conhecido como fibra do trigo, é obtido através da moagem da casca durante a produção de farinha. De acordo com o Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo, o farelo é rico em fibras e ajuda a melhorar a síndrome do intestino irritável, prevenir o câncer de estômago, controlar o colesterol alto e absorver como fornecer no intestino.
O recomendado pelos especialistas é consumir 20 gramas por dia, ou seja, duas colheres de sopa. O farelo de trigo pode ser adicionado nas receitas.
Fonte: Agrolink