O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia e também um dos que mais cresce, de acordo com a Investo, que é a primeira gestora independente do Brasil especializada em ETFs (Exchange Traded Fund). “Apesar do cenário no último ano, as projeções para 2023 são mais animadoras, já que o PIB do setor poderá crescer 10%, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Diante das dificuldades econômicas mundiais, o segmento pode ser o principal motor do PIB brasileiro no ano”, comenta.

 

“Outro motivo que pode justificar o investimento no agronegócio é a elevada participação que ele tem no PIB brasileiro. Afinal, o segmento responde, em média, por um quarto de toda riqueza anual produzida no país. Investir no agronegócio traz muitas oportunidades de diversificação, já que existem empresas com diferentes tipos de atuação. Ademais, há a possibilidade de investir no agronegócio em outros países. Desse modo, há como diversificar ainda mais a sua carteira e aproveitar o potencial do agro em diferentes mercados, auxiliando a mitigar os riscos do portfólio e a melhorar o potencial de resultados da carteira”, completa.

 

Nesse contexto, uma das formas de investir com foco no agro é por meio de títulos de renda fixa que tenham lastro nesse segmento. Entre as alternativas, estão a letra de crédito do agronegócio (LCA) e o certificado de recebíveis do agronegócio (CRA). “Na renda variável, você pode investir em ações de empresas ligadas ao agronegócio, como as companhias exportadoras de produtos agrícolas. Nesse caso, o investidor adquire papéis que representam uma parte do capital social do negócio e passa a participar dos seus resultados e riscos”, indica.

 

“Importante lembrar que os investidores também podem recorrer aos ETFs ou fundos de índice. Esses são veículos financeiros que funcionam de modo coletivo, a partir da compra de cotas na bolsa de valores. Entre as possibilidades, existem ETFs ligados ao segmento agro, inclusive com foco internacional. Um exemplo é o FOOD11, baseado no ETF VanEck Agribusiness. Como o desempenho é baseado no índice MVIS Global Agribusiness (MVMOOTR), é possível se expor a mais de 50 empresas do segmento agrícola global”, conclui.

 

Fonte: Agrolink

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×