As características da soja moderna foram discutidas durante o seminário brasileiro, realizado na última sexta-feira, 31 de março, no complexo de exposições Parecis SuperAgro, segundo comunicado pós-evento.

A correção de nutrientes do perfil do solo é diretamente proporcional à produtividade da lavoura de soja. Um estudo do Comitê Estratégico da Soja do Brasil (Cesb) mostra que na profundidade de correção de 50 centímetros, o rendimento médio é de 56,3 sacas de soja por hectare, enquanto na profundidade de correção de dois metros, a média é de 85,6 sacas por hectare.

 

Os dados foram apresentados por Breno Araujo, membro do comitê estratégico da Soja Brasil (Cesb) e gerente de grãos da Rehagro, durante coletiva na última sexta-feira no Parecis SuperAgro. “Nos últimos 15 anos, vimos que a alta produtividade da soja vem do investimento na qualidade do solo. Pode até ser um solo pobre, mas pode se transformar em solo fértil com a ajuda de métodos corretivos e de manejo”, disse Araujo.

O solo guarda em sua “memória” as consequências do sistema de manejo. “Não consideramos mais a profundidade de zero a 20 cm como camada de diagnóstico. Atualmente, é preciso avaliar a fertilidade do solo de 40 a 60 cm, já que a raiz da soja atinge profundidade de 2 a 3 metros”, explica.

 

Araujo destaca a necessidade de cuidar do ambiente de plantio para obter altas produtividades: “Ter plantas de cobertura para manter o solo aquecido, garantir um bom tratamento de sementes, usar biológicos no sulco para minimizar o impacto de pragas e doenças, controle de ervas daninhas e medidas preventivas : tudo isso revela todo o potencial de rendimento da cultura”.

Vinicius Menegas, consultor e campeão da cultura da soja no Mato Grosso, acrescentou o fator humano às receitas de sucesso. “Hoje, os empresários do agronegócio investem em equipes capacitadas e fortes, que saibam tomar decisões, como o fornecimento de insumos e sementes, e assim melhorar a qualidade das lavouras. Essas pessoas têm um certo “estilo agricultor” que lhes permite navegar no mar de ofertas e escolher o melhor.

 

Fonte: Agrolink

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×