Diversos fatores afetam o desenvolvimento das lavouras em cada safra. As condições de clima e solo variam assim como as práticas manejos e a incidências de pragas e doença. Por isso, boas informações com dados confiáveis ajudam as cadeias produtivas do agro planejarem melhor as oportunidades e ameaças das suas atividades.
No Brasil, as regiões das propriedades rurais voltadas à produção comercial da laranja se concentram no Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste. A área envolve 199,31 milhões de laranjeiras com variedades distribuídas por 387,07 mil hectares.
Desde 2014, os trabalhos da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) em citrus são realizados pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), com cooperação da FEA-RP/USP. Os mapeamentos do inventário de 2022 analisaram 160 mil km2 das imagens de alta definição transmitidas via satélite, com mais de 916 mil Km percorridos pelas equipes para coleta de dados in loco nos talhões.
INVENTÁRIOS CINTURÃO CITRÍCOLA DE SÃO PAULO E TRIÂNGULO/SUDOESTE
Fonte: Fundecitrus
O quadro atual revela a transição dinâmica da citricultura para alcançar ganhos de produtividade. A comparação da safra 1988/89 com as colheitas das temporadas mais recentes mostra esse avanço. O aumento decorre do uso de mudas da melhor qualidade, com maior densidade de plantio e combinação de copa e porta-enxerto. A migração para regiões mais adequadas, com receitas nutricionais e manejo de pragas e doenças, mais a expansão da irrigação, no conjunto, contribuem para aumentar a produção por hectare,
PRODUTIVIDADE DA LARANJA NO ESTADO DE SÃO PAULO
CAIXAS DE 40,8 QUILOS POR HECTARE
Fonte: Fundecitrus
Diante do impacto negativo do excesso ou escassez de chuva na lavoura, os citricultores têm optado por introduzir o sistema de irrigação na propriedade. Se esses caminhos abrem espaço para inserção das tecnologias de manejos inovadores, de outro lado, requerem mais investimentos.
IRRIGAÇÃO NO CINTURÃO CITRÍCOLA DE SÃO PAULO E TRIÂNGULO/SUDOESTE
Fonte: Fundecitrus
A expectativa de colheitas maiores nos laranjais depende da capacidade dos pomares se recuperarem dos impactos causados pelo clima, com a incidência de seca e geada ocorrida nas safras de 2020/21 e 2021/22. Foram duas produções menores em seguida, com quebra na continuidade do ciclo bienal que reveza safras anuais baixas e altas.
Fonte: Agrolink