Os avicultores domésticos, ao contrário da maioria dos jardineiros, ficam muito felizes com um canteiro de ervas daninhas que fornece alimentos saudáveis e nutritivos de graça. Alguns até colhem as sementes de certas ervas daninhas para forçar as verduras frescas no inverno, porque mesmo em condições minimamente aceitáveis, plantas selvagens resistentes germinam rapidamente ou como um superalimento.

 

Muitos trabalhos científicos foram escritos sobre os benefícios do dente-de-leão para as galinhas, dos quais podemos observar brevemente o seguinte. As folhas de dente-de-leão são ricas em nutrientes, como vitaminas A, C e K, bem como cálcio, ferro e potássio. As propriedades amargas das folhas de dente-de-leão podem estimular a produção de sucos digestivos, tornando outros alimentos mais digeríveis.

 

Todo mundo conhece a urtiga comum. Esta é outra planta perene resistente que surge no início da primavera e está entre as melhores “ervas daninhas”. Urtiga é um fornecedor de proteínas, vitaminas e minerais. As folhas, talos de urtigas são dadas aos frangos frescas, secas, cozidas ou fermentadas com moderação, pois a superalimentação pode causar indigestão. Misture a urtiga em uma proporção não superior a 10% da dieta.

 

Quinoa (  Chenopodium album  ) é uma planta lendária em termos de qualidades nutricionais, embora os agrônomos classifiquem o chiffon branco como uma erva daninha. Portanto, se você foi ao campo buscar quinoa, há um alto risco de que pesticidas tenham sido usados ali, lembre-se disso. A quinoa é uma planta anual ereta com folhas verde-azuladas opacas tingidas de branco abaixo. As margens das folhas jovens são serrilhadas ou “irregulares”, mas não tão claramente definidas quanto as das urtigas. À medida que a lâmina envelhece, as serrilhas desaparecem e a borda da lâmina amolece.

 

Fonte: Agrolink

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×