INTERLOCUÇÃO

CONFAEAB coordena Reunião com entidades nacionais

Com uma pauta ampla e importantes deliberações, o presidente da CONFAEAB, Kleber Santos, coordenou a 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). O evento foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio, em Vitória, Espírito Santo.
Entre os diversos resultados, desdobrado ao longo de três dias de intensos debates, se destaca a aprovação de propostas de políticas públicas sobre licenciamento ambiental, mineração e, de forma mais abrangente e estrutural, a Política Agrícola.
“O presidente do CONFEA lançou, no Encontro de Líderes, em Brasília, o desafio para o CDEN apresentar propostas de Políticas Públicas. Este desafio foi aceito e, depois de muito discutir ao longo dos meses, a 2ª Reunião Ordinária aprovou propostas estruturantes”, ressalta Kleber Santos, ao destacar o compromisso do Colégio em atuar de forma propositiva, visando subsidiar o debate nacional sobre os temas mais relevantes para a agricultura, pecuária e desenvolvimento sustentável, dentre outros.
As propostas aprovadas pelo CDEN devem ser apresentadas pelo CONFEA, de forma oportuna, aos ministros das respectivas áreas, além da articulação como oportunidade para a participação em audiências públicas no Congresso Nacional.

PROXIMIDADE

Em Vitória, presidente da CONFAEAB se reuniu com dirigentes e lideranças da Filiada SEEA

Dando continuidade ao estreitamento do diálogo com as entidades filiadas, o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), Kleber Santos, se reuniu com o presidente da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), José Roberto Hernandes, em Vitória. A agenda, realizada na última terça-feira, 16 de maio, contou também com a participação do
vice-presidente da SEEA, Álvaro Bridi, e do profissional José Adilson de Oliveira.

DIÁLOGO

CONFAEAB se reúne com filiadas da Região Sul

Com a aproximação do XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), que será realizado de 12 a 15 de setembro, em Pelotas, a CONFAEAB promoveu reunião conjunta com entidades filiadas da Região Sul para informar sobre os preparativos do evento. O encontro, realizado por videoconferência nesta quinta-feira, 18 de maio, contou com a participação dos representantes da Federação Agronomia do Paraná
(FEAPR), da Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (FEAGRO-SC) e da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Na oportunidade, dirigentes da CONFAEAB e da SARGS, que também é organizadora do CBA 2023, destacaram a abertura do prazo, no último dia 8, para submissão de trabalhos, que nesta edição será em forma de resumo expandido. O prazo segue aberto até o dia 16 de junho (mais informações no site www.cba2023.agr.br).
Também compôs a pauta da reunião o debate sobre a sustentabilidade financeira das associações. O presidente da FEAPR, Cesar Veronese, compartilhou a experiência exitosa da entidade que, desde 2020, investe em programas de capacitação e eventos, com patrocínio de empresas do setor privado e órgãos da Agronomia. O trabalho, conforme informou, garantiu a melhoria da saúde financeira da Federação e já foi expandido para associações filiadas do Paraná. Conheça mais sobre o projeto a seguir.

ENTIDADE FILIADA

Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná desenvolve programa de sustentabilidade financeira

Promover a capacitação dos profissionais da Agronomia e, ao mesmo tempo, buscar a sustentabilidade financeira das entidades representativas. Essa é a espinha dorsal do Programa de Sustentabilidade das Entidades da Agronomia da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR).
Concebida em 2020, a partir de uma parceria embrionária entre a Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (AREAC) e uma empresa especializada no ramo de eventos para o agronegócio, a iniciativa já alcançou 15 associações do estado.
“O objetivo inicial do programa era levar atualização profissional aos associados das entidades e obter superávit financeiro para o caixa das entidades”, conta o presidente da FEAPR, Cesar Veronese, ao lembrar que só em 2022 foram realizadas 34 atividades.
Os eventos realizados pelo programa são custeados por meio de editais de patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Além disso, também há a busca de patrocínios privados.
Dentre as temáticas abordadas nas capacitações, destacam-se o manejo e a conservação dos solos, carbono neutro, bioinsumos, drones e cigarrinha do milho.
Para saber mais sobre os eventos, acesse o site www.agronomiaparana.com.br.

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×