Quase todo mundo que possui ou pretende criar aves sabe que as galinhas precisam de cálcio para “fazer” suas cascas. Mas exatamente quanto cálcio dar às galinhas poedeiras e o que mais pode levar a “ovos moles”?

As galinhas poedeiras adultas (com mais de 18 semanas de idade) precisam de 4 a 5 g de cálcio por dia, mas também devem fornecer outros elementos suficientes para formar as cascas dos ovos. Estes incluem fósforo , zinco , magnésio , manganês , vitamina D3 . Um “ovo mole” não é necessariamente o resultado da falta de cálcio.

 

A deficiência de vitamina D3 geralmente resulta em defeitos na casca do ovo e causa claudicação, as galinhas andam pouco e geralmente sentam. A deficiência grave dessa vitamina pode levar até à morte. Portanto, sem corrigir esse problema, o cálcio adicional não corrigirá a situação. A vitamina D3 lipossolúvel para frangos está disponível como um suplemento separado, ou você pode adicionar óleo de bacalhau à ração na proporção de 65ml por 5kg de peso vivo.

 

Se a dieta normal de uma galinha poedeira contém 4% de cálcio, então uma galinha poedeira comendo 120 g de ração por dia recebe 4,8 g de cálcio. Ela pode precisar de até 5 gramas de cálcio ou mais por dia durante a postura. Nesse caso, é necessário fornecer migalhas de ostras em um recipiente separado: no final da tarde, a galinha poedeira se tratará o quanto for necessário para formar uma casca de ovo no dia seguinte.

 

Uma ração comercial de boa qualidade é a opção de alimentação mais simples , pois contém uma mistura de vitaminas e minerais mais farinha de calcário (carbonato de cálcio) na quantidade certa para apoiar a produção de casca de ovo.

No entanto, ao preparar dietas caseiras, é difícil manter o equilíbrio dos ingredientes principais. Portanto, na alimentação de frangos, o equilíbrio de cálcio e fósforo é especialmente importante. Se você der cálcio suplementar sem fósforo suplementar, a proporção se torna desequilibrada e a qualidade da casca se deteriora. Proprietários de aves estão começando a misturar ainda mais cálcio na ração, agravando o problema.

 

Coisas a lembrar são não alimentar galinhas com menos de 18 semanas de idade com cálcio extra para evitar toxicidade e não misturar casca de ostra ou calcário na ração principal das aves, especialmente ração comercial para galinhas poedeiras .

 

Fonte: Agrolink

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×