O trigo é uma das principais culturas cerealíferas sujeitas a doenças fúngica . O oídio , uma doença foliar comum, causa graves perdas nas colheitas, enquanto a giberela não só reduz o rendimento dos grãos, mas também promove o desenvolvimento de micotoxinas prejudiciais à saúde. O controle com fungicidas continua sendo a forma mais eficaz de controlar doenças fúngicas.
Cientistas do Instituto de Mecanização Agrícola de Nanjing, do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China e do Laboratório Conjunto China-EUA de Tecnologia de Aplicação de Pesticidas avaliaram as perspectivas de uso de drones agrícolas para pulverizar fungicidas no trigo e publicaram as descobertas em Agronomia 2023 no portal MDPI: “Atualmente, os equipamentos amplamente utilizados para aplicação de pesticidas na China incluem principalmente pulverizadores costais, pulverizadores de barra e veículos aéreos não tripulados (UAVs) para proteção de culturas.
Em pequenas fazendas asiáticas com área de um a dois hectares, os pulverizadores de lança e costal são amplamente utilizados devido à sua facilidade de operação e preço relativamente baixo. No entanto, os drones agrícolas giratórios apresentam vantagens em termos de precisão de processamento, embora as características operacionais dos diferentes modelos de UAV não sejam as mesmas.
Neste estudo, três tipos de UAVs, um pulverizador de barra e um pulverizador costal, foram avaliados de forma abrangente, incluindo distribuição de depósitos de gotículas, taxa de utilização de mistura de pesticidas, eficiência operacional e eficiência de controle do oídio do trigo e do fusarium da espiga.
Fonte: Agrolink