O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizam, no dia 20 de setembro, no auditório do BDMG em Belo Horizonte, o Workshop – Ações para Melhoria da Competitividade da Cadeia Produtiva do Café em Minas Gerais.
Durante o evento, será apresentado o resultado do “Diagnóstico Estratégico da Cadeia Produtiva Agroindustrial do Café em Minas Gerais” realizado pela UFV. “Em setembro do ano passado, a Seapa realizou um convênio com a universidade para levantar os gargalos que afetam a cafeicultura em nosso estado. Foram entrevistados todos os agentes da cadeia produtiva, incluindo os segmentos situados fora da porteira, insumos, varejo, produtores, indústrias até o consumidor final”, detalha o assessor de Assuntos Estratégicos da Seapa, José Eduardo Ferreira.
Segundo o professor-adjunto da UFV Gustavo Bastos Braga, o público-alvo da pesquisa foi meticulosamente selecionado para incluir os principais agentes dos diversos segmentos que compõem a complexa cadeia produtiva do café, com um enfoque nas regiões de maior produção e processamento. As regiões abrangidas foram Sul, Sudoeste, Matas de Minas, Cerrado e Chapadas de Minas. “O diagnóstico envolveu mais de 50 entrevistas com figuras-chave em todos os elos da cadeia, contemplando mais de 20 horas de gravações. Os resultados deste estudo fornecerão uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas tanto no âmbito público quanto privado”, detalha.
Além da apresentação dos obstáculos globais e regionais que afetam a rentabilidade e competitividade da cadeia do café em Minas Gerais, no workshop serão propostas e discutidas soluções para melhorar o desempenho e a competitividade da cadeia produtiva.
Cafeicultura em Minas
A cafeicultura é um setor que desempenha um papel crucial tanto no agronegócio mineiro quanto na economia do estado. Principal estado produtor do país, a estimativa da safra mineira para 2023 é de 27,8 milhões de sacas, representando aproximadamente 51% da safra nacional.
O produto também é o carro-chefe das exportações do agro mineiro. No ano passado, o estado exportou 38,5 milhões de sacas, alcançando receita de US$ 6,9 bilhões. Esse valor representou 45% do valor total das exportações agropecuárias mineiras.
Programação
9h – Abertura
10h – Apresentação dos Resultados da Pesquisa sobre a Cadeia Produtiva do Café em Minas Gerais
12h – Almoço
13h30 – Mesas redondas em grupos para discussões de ações
16h – Intervalo
16h30 – Apresentação das discussões realizadas nos grupos de trabalho
17h – Encerramento
Serviço
Workshop – Ações para Melhoria da Competitividade da Cadeia Produtiva do Café em Minas Gerais
Data: 20 de setembro (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: BDMG – Rua Bernardo Guimarães. 1.600 Bairro de Lourdes (BH)
Fonte: Agrolink