Um dos métodos para se estimar rendimento em milho baseia-se na determinação do número representativo de grãos por espiga por área. Parte do segredo é garantir que você amostre áreas aleatoriamente. Em seguida, tome espigas para contar o número de grãos dentro da área também aleatoriamente. Em seguida, repita o processo em outros locais dentro do talhão. Quanto mais áreas você amostrar, maiores as chances de você se aproximar do rendimento real.

 

Aqui está um exemplo baseado em um campo real amostrado junho deste ano.

1. Marque uma área de 10m2. Para lavouras com entrelinhamento de 50 cm tomamos 4 fileiras de 5,0 m. 

2. Conta-se o número de espigas nos 10m2. 

3. Toma-se aleatoriamente três espigas por área amostrada (10 m2). Uma opção é pré-determinar quais espigas você tomará antes de as observar, para evitar tendencias, como por exemplo as espigas na 5ª, 11ª e 22ª plantas, ou quaisquer outras que você pré determinar. Remova as palhas e conte o número de linhas ao redor da espiga e o número de grãos ao longo do comprimento da espiga. 

 

4. Estime o peso médio dos grãos. O clima durante a fase de enchimento de grãos desempenhará um papel fundamental no tamanho dos grãos. Nos híbridos modernos em um ano médio os grãos, na média pesam de 250 a 300mg.

5. Faça o cálculo. O cálculo pode ser feito se estimando o peso de grãos da área amostrada (10 m2), que é um milésimo do hectare.  Você utilizará o número de espigas vezes número de linhas de grãos/espiga vezes número de grãos por linha vez\es o peso médio de grãos.

 

6. Calcule a média dos resultados de várias amostragens para obter uma estimativa mais representativa de todo o campo.

 

 

Fonte: Agrolink

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×