Lançada “luz artificial” que promete revolucionar agriculturaA Nortel, líder nacional em distribuição de suprimentos para Manutenção, Reparo e Operação (MRO), marcou presença no “Agro-LED: I Workshop sobre Iluminação Artificial no Brasil”, onde apresentou uma inovadora solução de suplementação luminosa para uso em campo. A empresa, parte do Grupo Sonepar, enfatizou os notáveis ganhos de produtividade e a capacidade de contribuir para a redução do consumo de água e insumos químicos. O CEO da Nortel, Marcos Rocha, expressou a visão de estarem construindo uma nova era na produção agrícola brasileira.
O projeto resultou de uma parceria entre Nortel, ESALQ/USP e Philips (Signify), culminando no desenvolvimento de uma luminária especializada para aplicações agrícolas em cultivos a céu aberto. Em testes, foi confirmado o aumento da produtividade vegetal por meio da suplementação luminosa, destacando-se pela eficácia no incremento da produção de grãos sem comprometer nutrientes e características naturais.
O sucesso da solução reside na sua capacidade de identificar os comprimentos de onda ideais para cada tipo de plantação, utilizando luminárias específicas para prolongar a fotossíntese noturna e potencializar a produção. Em experimentos controlados, essa abordagem resultou em ganhos de produtividade superiores a 30%.
A solução de suplementação luminosa, desenvolvida em parceria pela Nortel, ESALQ/USP, e Philips (Signify), já está em uso na Fazenda Conforto, uma empresa inovadora de criação de gado em Goiás. A propriedade, que abrange mais de 12.000 hectares, com 1.800 hectares irrigados, utiliza a tecnologia na produção rotacionada de soja, milho e capim para pastejo, seguindo a estratégia de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Segundo Sérgio Pellizzer, CEO da Fazenda Conforto, a implementação da suplementação luminosa será benéfica, especialmente para o milho, devido às características da região.
Fonte: Agrolink