No decorrer desta terça, vários sistemas meteorológicos devem favorecer a ocorrência de chuvas de norte a sul do Brasil, com previsão de precipitações localmente fortes no centro-norte do país.
Além disso, uma intensa massa de ar quente e seco, está posicionada sobre o Norte da Argentina, Paraguai e Bolívia, influenciando as condições de tempo em áreas do centro-oeste, sudeste e regiões sul. Neste setor do país, uma série de estações poderão registrar temperaturas próximas dos 40°C, além de uma escassez nas condições de chuvas.
Outro setor com probabilidade de tempo firme é a faixa central da região nordeste, onde o predomínio será de sol, mesmo que não estejam previstas temperaturas tão elevadas.
Veja o mapa para hoje e a previsão para a sua região:
Região Norte: Previsão de acumulados de até 50 mm em Madeira e Itaituba
Uma série de instabilidades, incluindo as instabilidades tropicais, os ventos mais intensos nas camadas mais altas da atmosfera e ainda os corredores de umidade na parcela central do Brasil, contribui para ocorrência de chuvas sobre a região. O comportamento dessas precipitações será de pancadas isoladas, ocorrendo principalmente no período da tarde. Os acumulados podem superar a marca dos 50 mm em setores de Madeira (AM) e Itaituba (PA). As instabilidades também devem ocorrer sobre Rondônia, Acre e Tocantins, ainda que as projeções indicam volumes abaixo dos 20 mm.
Região Nordeste: Previsão aponta para instabilidades no corredor de grãos e Recôncavo Baiano
Há uma grande variação nas condições de tempo sobre a região, algumas instabilidades isoladas e pontuais devem ocorrer no corredor de grãos do Oeste Baiano, Maranhão e Piauí. Ao passo que, os ventos úmidos do oceano favorecem a formação das nuvens carregadas em áreas do Recôncavo Baiano e SEALBA. Mesmo assim, são esperados volumes inferiores aos 7 mm mesmo nas áreas mais úmidas. Mas vale ressaltar que essa projeção indica uma grande irregularidade no comportamento das chuvas, embora pontualmente esse valor possa ser superado. Nas demais regiões, o predomínio é de tempo seco, com as temperaturas mais elevadas ocorrendo na parcela central da Bahia.
Região Centro-Oeste: Previsão para os próximos dias na região agrícola do Brasil
Há pelo menos dois grandes destaques do tempo para a região centro-oeste, sendo um deles a “bolha” de calor sobre o Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. E os corredores de umidade na faixa norte da região, com destaque para áreas de Alta Floresta, Colíder e Nova Bandeirantes ao norte do Mato Grosso, bem como no Entorno de Brasília, onde as chuvas podem superar os 40 mm no decorrer do período. Já em relação às temperaturas, são esperados valores próximos aos 40°C em Nova Andradina (MS), sendo que na metade sul do estado sul mato grossense, as chuvas deverão ser escassas e irregulares nesta terça.
Região Sudeste: Volumes entre 7 e 20 mm em Minas Gerais, mas irregularidade em Presidente Prudente
Os corredores de umidade permanecem ativos sobre a faixa norte da região, com destaque para Minas Gerais onde as chuvas devem variar entre os 7 e 20 mm, sendo previstos valores superiores a estas marcas sobre Unaí. Todos os setores da região sudeste têm condições para chuvas, mas espera-se uma grande irregularidade em áreas de Presidente Prudente (SP). Sendo que além das chuvas irregulares, as temperaturas devem se aproximar dos 40°C em setores de Dracena (SP).
Região Sul: Instabilidades continuam na região, com risco de temporais e temperaturas elevadas
Ainda nesta terça, as instabilidades provocadas pela frente fria permanecem sobre a região, mantendo as condições de chuvas elevadas sobre o sudoeste e nordeste do Rio Grande do Sul, como áreas do leste de Santa Catarina e Leste do Paraná, onde as precipitações variam entre os 7 e 20 mm. Ainda há possibilidade para temporais localmente fortes, acompanhados de algum evento de tempo adverso, como vendaval e chuvas intensas em curtos períodos de tempo. Também é esperado a continuidade das temperaturas elevadas sobre Santa Catarina e Paraná, onde os termômetros podem atingir a marca dos 40°C na região de Maringá (PR) e passar dos 35°C em Blumenau (SC).
A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon
Fonte: Agrolink