Nesta terça-feira (16/01) a formação de uma nova frente fria ao sul do país, traz condição para temporais na fronteira sul, com possibilidade de eventos de tempo adverso como queda de granizo, vendavais e chuvas intensas em curtos períodos de tempo. Essas instabilidades podem gerar acumulados superiores aos 60 mm no decorrer do dia.

 

Nas demais regiões do país, as condições de tempo seguem um comportamento típico para a época do ano, embora a irregularidade das chuvas seja ainda mais pronunciada. 

Portanto, no decorrer do dia, são esperadas pancadas de chuvas isoladas e passageiras, com possibilidade de trovoadas de forma localizada.  Contudo, áreas do oeste do Mato Grosso do Sul e Nordeste da região Nordeste, seguem com o predomínio de tempo firme e temperaturas mais elevadas. 

Veja o mapa para hoje e a previsão para a sua região:

Região Norte
As instabilidades tropicais devem ocorrer em todos os setores da região norte, com destaque para áreas do AMACRO, sul do Pará, Amapá e Tocantins, onde as projeções indicam até 20 mm, isoladamente. Essas chuvas devem acontecer na forma de trovoadas isoladas e passageiras, mas que contribuem com a redução do intenso calor em alguns setores. 

Região Nordeste
A presença de uma massa de ar seco ainda impede a ocorrência de chuvas melhores distribuídas na região,  ainda que as condições para o registro de pancadas isoladas sejam maiores se comparado ao dia anterior. Áreas do Recôncavo Baiano deverão registrar um aumento nas condições de chuvas, mas ainda com perspectiva de baixos volumes. Já em setores do oeste da Bahia, Maranhão e Piauí, podem registrar chuvas mais volumosas, com valores próximos aos 15 mm no decorrer do dia, mas ainda de forma muito isolada e pontual.  

Região Centro-Oeste
As instabilidades seguem acontecendo na região com uma grande irregularidade, tanto na distribuição quanto nas áreas que podem receber as chuvas. As simulações indicam que as chuvas devem se concentrar ao norte da região, ainda que, os valores esperados variam entre os 3 e 7 mm nos setores mais úmidos. Já ao sul e oeste do Mato Grosso do Sul, o predomínio será de tempo firme e temperaturas próximas aos 40°C.

Região Sudeste
De maneira geral, o predomínio deve ser de tempo firme na maioria dos setores. Contudo, a possibilidade de chuvas é elevada em praticamente todos os setores, com exceção do extremo norte. Essa variação no tempo deve ser expressa como uma grande irregularidade da distribuição e volume das chuvas registradas ao longo do dia, onde as projeções indicam acumulados variando entre 1 e 7 mm na maioria dos setores. Entretanto, áreas do sul e leste de São Paulo, Vale do Paraíba e Sul Fluminense devem ter um período mais nublado. Ainda faz calor, e os índices de umidade podem ficar próximos dos 20% em áreas do norte de Minas Gerais.

Região Sul
A formação de uma frente fria deve trazer novas condições de chuvas para a região com possibilidade de temporais localmente fortes no sul do estado Gaúcho, onde as projeções indicam mais de 60 mm no decorrer do período. Essas chuvas avançam até o centro norte do estado, onde os acumulados devem variar entre os 20 e 30 mm. Em Santa Catarina, as instabilidades devem acontecer em função do calor e umidade, apresentando um comportamento de pancadas de chuvas irregulares e mal distribuídas, embora haja condições para tempestades localizadas. Já no Paraná, o tempo deverá ter o predomínio de sol, com pancadas isoladas e passageiras, sem perspectivas de grandes volumes de chuva.

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*

Fonte: Agrolink

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×