O Brasil é um protagonista significativo no mercado de fertilizantes, mas enfrenta desafios importantes, segundo Thiago Cardoso, diretor de agrobusiness da nstech. O país importa aproximadamente 85% dos fertilizantes que consome, especialmente Nitrogênio e Potássio, enfrentando problemas de infraestrutura logística.

 

A falta de desenvolvimento da estrutura portuária não acompanhou o crescimento da demanda do setor e as dinâmicas do comércio exterior, impactando negativamente na importação e distribuição dos fertilizantes. “Em janeiro deste ano, o Brasil importou um volume recorde de fertilizantes – 2,77 milhões de toneladas, um aumento de 15% segundo o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No entanto, a falta de integração entre portos, rodovias e ferrovias, os processos aduaneiros lentos, os congestionamentos e longas filas de caminhões no acesso aos portos somados à ineficiência na gestão dos pátios são alguns entraves”, comenta.

Enquanto o Brasil não melhorar sua infraestrutura portuária e simplificar os processos de importação e exportação, a tecnologia será crucial para superar os desafios logísticos na movimentação de grãos. A adoção de sistemas de gestão de pátios, por exemplo, pode otimizar o fluxo de caminhões, reduzir os tempos de espera e aumentar a produtividade.

“O transporte de fertilizantes enfrenta diversos desafios logísticos e a má gestão de pátios em portos, armazéns e centros de distribuição é um deles. As falhas no gerenciamento end to end das operações trazem impactos consideráveis em três frentes da logística de grãos: operacional, financeiro e ambiental”, completa.

 

Para melhorar a gestão de pátios, é essencial investir em infraestrutura, capacitar a mão de obra e adotar soluções tecnológicas para gerenciar a movimentação e acesso de veículos, agilizando embarques e desembarques. A implementação de um sistema de gestão de pátios YMS é crucial para otimizar operações e reduzir o tempo de permanência de contêineres no pátio e de caminhões nas filas.

“YMS é um software desenvolvido para monitorar e gerenciar o movimento de reboques, contêineres e outros veículos dentro de um pátio ou depósito. A ferramenta otimiza o fluxo de caminhões, faz o agendamento de horários de entrada e saída, controla o inventário e rastreia a localização dos produtos em tempo real”, conclui.

 

 

Fonte: Agrolink

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×