O ovo de codorna, apesar de pequeno, é rico em nutrientes essenciais, incluindo proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais e antioxidantes. Cinco ovos de codorna contêm uma quantidade significativa de proteínas, gorduras, colesterol, cálcio, vitamina D, vitamina B12 e colina. Essa fonte de nutrientes é benéfica para a saúde do cérebro e do coração, tornando o ovo de codorna uma opção valiosa para melhorar a dieta.
“Para se ter uma noção, cinco ovinhos de codorna equivalem a 50g, sendo 6,55 g proteína, 5,55 g de gorduras, 130 mg de colesterol, 28,6 mg de cálcio, 0,7 mcg de vitamina D e 0,8 mcg de vitamina B12. Ele também contém colina, que é importante para a saúde do cérebro e do coração”, explica Mateus Araújo, do Controle de Qualidade da Tijuca Alimentos.
O ovo de codorna é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina B12 para a saúde do sistema nervoso e formação de glóbulos vermelhos, riboflavina para o metabolismo energético, e selênio como antioxidante contra danos dos radicais livres. Além disso, sua versatilidade na culinária, podendo ser consumido de várias formas – cozido, frito, assado, em conserva ou cru -, torna-o um ingrediente fácil de ser incorporado em diversas receitas, graças ao seu sabor suave e textura macia.
O consumo de ovos de codorna deve ser moderado e parte de uma dieta equilibrada e variada, como destaca Mateus. Embora nutritivos, o excesso pode levar a desequilíbrios nutricionais. Assim, para quem busca uma opção nutritiva e versátil, o ovo de codorna é uma escolha assertiva, podendo ser uma maneira simples e deliciosa de aumentar a ingestão de vitaminas, minerais e proteínas essenciais.
Fonte: Agrolink