As máquinas agrícolas exercem um papel importante na agricultura familiar. No Brasil, o setor representa 23% do valor bruto da produção agropecuária nacional e 67% dos empregos no campo, conforme os dados do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).
Os tratores destinados à agricultura familiar devem ter, no máximo, 80 cavalos de potência, critério estabelecido para que os equipamentos possam ser financiados dentro de programas de incentivo voltados à implantação, ampliação ou modernização da produção, conforme informou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo o informado pela empresa, a tecnologia foi incorporada aos tratores de baixa potência com recursos como piloto automático, que oferece maior precisão nas operações, reduz erros operacionais e melhora o rendimento. Sensores que evitam falhas, monitoram a rotação do motor e identificam problemas, como filtros entupidos ou presença de água no combustível, também fazem parte desse avanço, minimizando riscos de danos para os produtores.
Fonte: Agrolink