Encontro primou pela defesa de um trabalho conjunto para fortalecer a agricultura sergipana.
Na tarde da terça-feira, 20, o Secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Esmeraldo Leal esteve visitando a sede da Associação de Engenheiros Agrônomo de Sergipe (AEASE), onde foi recebido pela diretoria da instituição, recebendo as boas vindas do Presidente Naum Araújo e demais diretores e conselheiros.
Naum destacou a satisfação em receber o titular da Agricultura de Sergipe, afirmando que aquela casa que o recebia tinha uma diretoria que bem representava os principais organismos do sistema agrícola estadual e que se colocava à disposição para ser um fórum de discussões e de sugestões que possam colaborar com o fortalecimento da agropecuária sergipana.
O Secretário agradeceu pela receptividade e garantiu a todos da Aease estar aberto ao diálogo e às sugestões dentro desse desafio que é assumir uma Secretaria do mais alto nível e prestígio como a da Agricultura. “Estamos num momento difícil de reformas no executivo com o objetivo de racionalizar atitudes, projetos e programas em prol de um sistema agrícola eficiente e que promova as mudanças e represente novas investidas para o setor, com a união de todas as vertentes”.
O vice Presidente da Aease, Fernando Andrade ressaltou a alta capacidade da maioria dos que fazem a Secretaria da Agricultura e suas vinculadas, “um acervo de experiência que tem de ser levado em conta pelo alto conhecimento técnico dos servidores, algo que deveria ser levado em consideração, pois o Estado de Sergipe não pode abrir mão dessas cabeças pensantes que lastreiam os programas e projetos até hoje em execução no Estado. Nesse contexto tem de ser analisada com maior profundidade técnica o anuncio de extinção da Cohidro, uma empresa que cuida dos projetos de irrigação, em um Estado cuja saída para o cultivo agrícola é justamente a irrigação”, concluiu.
Esmeraldo Leal assegurou somar as sugestões, reafirmando que, para tanto, tem dispensado muitos dias em contatos com os organismos municipais, estaduais e federais para que possa ser desenhada a melhor forma para o andamento racional e eficiente da agropecuária no Estado, incluindo a intensificação de parcerias na pesquisa e no aprofundamento de projetos e programas compatíveis com a vocação de cada região de Sergipe, bem definindo as culturas e os resultados de cada uma para contemplar a melhoria da qualidade de vida dos produtores, gerando emprego e renda no campo.
Mais uma vez o Presidente Naum Araújo, reafirmou a sua satisfação com a visita e disposição do Secretário em discutir com a Aease a promoção das mudanças necessárias na agricultura estadual.
Um documento foi entregue pela direção da Aease ao Secretário Esmeraldo Leal, com propostas para discussões, ao tempo que colocou a sede daquela Associação à disposição da Secretaria, para que ali possam outras discussões serem feitas, com o intuito único de engrandecer cada vez mais a agropecuária do Estado de Sergipe.
O Secretário agradeceu mais uma vez pela simpática acolhida e pela disposição demonstrada por todos no processo de união e cooperação para uma politica consentânea coma realidade do Estado e com as necessidades dos produtores, notadamente do pequeno produtor, algo maior e prioritário da política governamental.