A Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe – AEASE, representada pelo seu presidente, Engenheiro Agrônomo Fernando de Andrade, atendendo ao convite da Universidade Federal de Sergipe, através de seu Departamento de Engenharia Agrícola (DEAGRI), se fez presente a audiência pública ocorrida no dia 25 de Julho de 2016, oportunidade em que foi apresentado o Plano Integrado de Saneamento Básico do Município de Aracaju.
Trata-se de estudo elaborado em atenção ao convênio celebrado no ano de 2014, entre aquela Universidade e a Prefeitura Municipal de Aracaju, trabalho coordenado pelo professor titular daquele departamento, o Dr. Gregório Guirada Faccioli, desenvolvido em ação conjunta entre a UFS e o Instituto Federal de Sergipe – IFS.
Nesta fase as audiências públicas ocorrem como etapa consequente, considerando que o Plano Diretor encontra-se em fase final de formulação, e estão sendo realizadas com o objetivo de promover a divulgação do plano junto a população de Aracaju, oportunizando a sua discussão e validação junto as várias comunidades que compõem o conglomerado urbano da capital.
Este Plano Diretor surge em resposta a demanda de crescimento populacional e territorial da nossa capital, e que através dele a população terá um serviço de qualidade no abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de resíduos sólidos. O convênio prever para a fase de elaboração dos estudos a alocação de investimentos da ordem de R$ 900 mil reais e para a fase de implantação dos projetos serão demandados investimentos a serem viabilizados pela Prefeitura de Aracaju, em torno de 150 milhões de reais.
Na oportunidade, Fernando de Andrade fez uso da palavra, informando que a Diretoria da AEASE, recém-empossada, tem como um dos principais eixos de ação a abertura da entidade para a discussão de temas de interesse da sociedade. E em assim sendo, já estar previsto a realização de um evento que versará sobre o tema Propostas e Soluções para o Meio Ambiente, contemplando os seguintes assuntos: Áreas verdes, Arborização, Destinação dos Resíduos sólidos, Esgotamento Sanitário e Drenagem pluvial, itens contemplados neste plano Diretor em questão.